DRA. SYLVANA BRAGA

LIVRO DIETA
ORTOMOLECULAR

Por Dra. Sylvana Braga

Dra. Sylvana Braga
CRM 103.778/SP.

Clínica Médica,Especialista em Fisiatria e Prática Ortomolecular e Medicina Estética.

A Prática Ortomolecular nos Atletas utilizando a Dieta Ortomolecular

Sabemos que a Nutrição Ortomolecular quer através da alimentação quer através de suplementos auxilia a manutenção da massa muscular, a performance na atividade física, e aumenta a resistência e energia para a realização dos exercícios físicos.


 Ao iniciar um atividade física seja suave, média ou de grau elevado de demanda muscular deve-se realizar uma avalição da massa muscular, da gordura corporal, do grau de força e resistência muscular.


 Para um bom funcionamento muscular é necessário a ingestão de vitaminas como vitamina C, e minerais como zinco, selênio, manganês e magnésio.


Podemos encontrá-los na alimentação através de: Vitamina C--Caju e kiwi
Zinco- frutos do mar e  no gérmem de trigo
Selênio- nos cogumelos e no salmão
Manganês -na maçã e no espinafre.
Magnésio- no tofu e na castanha de caju.


Há muitas novidades no acompanhamento da massa muscular em atletas.


Bulbine Natalensis—originária da África do Sul eleva os níveis de testosterona,aumenta a massa muscular melhora a energia,  a resitência e a recuperação pós atividade física.Há aumento da força muscular.
Ácido aracdônico—auxilia na hipertrofia muscular,aumenta as células musculares,aumenta a força e resistência e melhora o desempenho em atletas.
Gerânio- originário das flores utilizado nos atletas que fazem musculação.
Dimunue a gordura corporal,dá  sensação de bem estar e é termogênico. É substância antidoping.
KIC- aumenta a força muscular mantendo a massa magra,ideal para atletas que queiram manter sua massa muscular ,mas que precisam de melhor energia nos exercícios.


Todas estas substâncias só devem ser prescritas pelo médico e adequadas ao sexo, tipo de atividade física e aos objetivos individuais. Podem ser introduzidas antes para ganho de força,melhora da perforamance e da resistência muscular ou  após o exercício na recuperação para aumento da massa muscular.


Sempre associadas à Dieta Ortomolecular com seus princípios básicos: pouca gordura, redução dos carboidratos e aumento da ingestão de proteínas.


Dra. Sylvana Braga
Pós Graduada em Ortomolecular, Reumatologia, Fisiatria, Clínica Médica, Antienvelhecimento e Estética Ortomolecular.
Autora do Livro Dieta Ortomolecular.


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