DRA. SYLVANA BRAGA

LIVRO DIETA
ORTOMOLECULAR

Por Dra. Sylvana Braga

Dra. Sylvana Braga
CRM 103.778/SP.

Clínica Médica,Especialista em Fisiatria e Prática Ortomolecular e Medicina Estética.

Alimentos que mantém a pele hidratada e jovem na Dieta Ortomolecular

A pele do rosto e do corpo é um composto de células permeadas por fosfolídiosque são gorduras benéficas.


A hidratação delas depende da ingestão de água,da não exposição excessiva ao sol e de fatores genéticos e populacionais.


A tonicidade e a elasticidade da pele  dependem da hidratação das células e da composição de fibras elásticas e de colágeno.


O principal fator de n utrição das céluas é a água que permeia os espaços intercelularses e leva os nutrientes para o meio intracelular.


Quanto aos alimentos para evitar a secura da pele encontramos principalmente os ricos em vitamina C e betacaroteno.
A vitamina C sintetiza colágeno e auxilia no metabolismo epitelial.


Dentre os alimentos os mais importantes são: acerola, laranja, melão, papaia, morango e kiwi.


Em seguida são os alimentos ricos em vitamina E. A vitamina E protege os lipídeos da membrana celular.


Os alimentos importantes são: óleo de germe de trigo, óleo de milho, amêndoas, abacate e azeite de oliva.


vitamina A e seu carotenoide ativo—betacaroteno, mantém a integridade epitelial e o betacaroteno protege as células da radiação ultravioleta.


Alimentos: cenoura, manga, abóbora, espinafre, damasco, batata doce e brócolis.

 

A colina, vitamina do complexo B, faz parte da estrutura da membrana celular e é encontrada nos ovos, peixes, amendoim, couve flor e fígado.


A vitamina do complexo B-Biotina- é fundamental para a hidratação da pele. Encontramos ela na melancia, leite, gema de ovo, sardinha, couve flor e morangos.


Quanto aos minerais o mais importante é o silício.


No 23th World Congresso of Dermatology Vancouver 2015 foi o silício o mais comentado sobre sua ação de hidratação sobre a pele.
O zinco é fundamental para a manutenção da pele saudável. Encontramos nas ostras, fígado, ricota, carne vermelha e no germe de trigo.
Faz parte da Dieta Ortomolecular o cuidado com a pele.


São minerais que usamos.

 

Em suma para se manter a pele hidratada deve –s e alimentar com frutas frescas, legumes, verduras, peixes, carnes e leite. A água é de fundamental e a restrição a exposição ao sol nas horas em que está mais acentuado é fator coadjuvante de extrema relevância.



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