DRA. SYLVANA BRAGA

LIVRO DIETA
ORTOMOLECULAR

Por Dra. Sylvana Braga

Dra. Sylvana Braga
CRM 103.778/SP.

Clínica Médica,Especialista em Fisiatria e Prática Ortomolecular e Medicina Estética.

Chocolate

O consumo de chocolate não deve ultrapassar 50- gramas ao dia.O melhor chocolate é o amargo com muito cacau. Ex: 70 a 80 % de cacau.Para os chocólatras (os que sentem necessidade de comê-lo diàriamente) esta é a quantidade diária. Para as pessoas que não o necessitam o ideal é se comer, que o faça até 2 x semana.


Ao adicionar o chocolate aos alimentos algumas propriedades podem diminuir sua quantidade, como minerais, desde que seja muito aquecido.Mas pode ser uma boa opção para algum molho sobre grelhados.


Os ácidos fenólicos auxiliam a saciedade. Acontece que o chocolate tem uma quantidade pequena deles.A saciedade é dada mais pela liberação de neurotransmissores cerebrais como a serotonina.


O cacau é rico em antioxidante, logo contribui para o rejuvenescimento e previne o tromboembolismo através da redução da inflamação nas artérias, e da diminuição da oxidação do colesterol que se agrega às parede das mesma.Por conseguinte há uma maior permeabilidade local e melhor fluxo de sangue nos tecidos.


Ele libera endorfinas. Logo, produz melhora do humor, da ansiedade, combate a depressão e o desânimo.Dá mais energia física e melhor disposição às atividade diárias.


Ele reduz o estresse pois libera serotonina, e reduz a ansiedade secundária ao estresse.


O chocolate pode auxiliar no emagrecimento, pois é rico em cafeína, a qual acelera o metabolismo. Mas isto só se houver a ingestão de chocolate amargo com muito cacau.


A quantidade deverá ser de 50 gramas dia e nos intervalos das refeições.


Através da cafeína pode estimular a memória, a atenção a concentração e o desempenho mental em geral.


Os flavonoides auxiliam na redução do colesterol desde que consumido com cacau a 70 % e em baixa quantidade (50 gramas/dia).
O chocolate é rico em vitamina A e do complexo B. Age como ante envelhecimento ,antioxidante.Pode ser utilizado na cosmética facial , corporal e dos cabelos como regenerador  ,anti rugas e antienvelhecimento.


O chocolate branco é feito com açúcar, leite e manteiga de cacau. Não há cacau em sua composição, logo não apresenta os benefícios do cacau.


Usado na Dieta Ortomolecular.



Voltar

Copyright © Dieta Ortomolecular - Dra. Sylvana Braga - Todos os direitos reservados líbero+