DRA. SYLVANA BRAGA

LIVRO DIETA
ORTOMOLECULAR

Por Dra. Sylvana Braga

Dra. Sylvana Braga
CRM 103.778/SP.

Clínica Médica,Especialista em Fisiatria e Prática Ortomolecular e Medicina Estética.

Como adiar o envelhecimento na Dieta Ortomoelcular

1 - Sim. para que se adie o envelhecimento é necessário ter bons hábitos de vida,e consequentemente um corpo sauável. eu diria também uma mente saudável.l!!o que seria um corpo saudável?o bom funcionamento dos orgãos ,isto é uam harmonia no funcionamento de todos os orgãos entre si.

2 - O organismo envelhece quando começa-se haver   alterações  das funçõe s metabólicas dos orçãos ,isto é há um declínio das funções dos mesmso ,funcionando lentamente ou de forma errada.ex: um mau funcionamento d atireoide como hipotireoidismo.

Associado a isto há alterações orgânicas dos orgãos que podem ser desde a inflamação até a formação de cisto no tecido dos orgãos .
Por outro lado, com o envelhecimneto das células pode haver mutações  no núcleo das mesmas propiciando o surgimento de doenças como cânceres

 

3-sim. há predisposição genética. a porcentagem é de 20 a 30 %.os demais 60 a 70%são dados pelos hábitos de vida  e alterações ambientais como clima ,ar .água e solo.


Logo ,se conclui que a maior porcentagem da prevenção ao envlhecimneto são os hábitos de vida como alimentação ,atividade física e mental ,a restrição ao tabagismo e redução do álcool.


Quanto maior for a reserva d e saúde que construirmos na infância,adoelcência e vida adulat ,melhores serão as possibilidadse de enfentarmos a velhice d e forma saudável e ativa.

 

4- os primeiros sinais de envelhecimento sempre serão internos!!


Como por exemplo a falta de memória ,a redução e lentidão d emovimnetos ,o desequilíbrio ao andar ,o surgimenyo de doenças associadas como hipertensão ,diabetes e excesso de colesterol.


Já no exterior podemos ter um envelhecimento precoce(tabagismo,exposição solar) ou de acordo com a idade como surgimento de rugas,flacidez,e manchas senis.


5-ambos. o envelhecimneyo do exterior é dado por extresse ,tabagismo ,alcool,má alimetação ,genética,clima ,uso d edrogas ,alimentação incorreta e carência d eminerais e vitamoias. a exposiçãoao sol em excesso ,lesa as ceúlas da pele ,diretamente independente de ter-s e uma boa alimenntação e os orgão internos funcionarem  corretamente. um bom equilíbro interno redunda na pele boa ,lis a,brilhante sem rugas em eexcesso e com envelhecimento biológico compatível com a idade cronógica.


O exterior traduz o interior!!


6-depende de cada um. depende de fatores genéticos ,ambientais ,alimentares ,climáticos .
Por exemplo:,povos que tem tendência a obesidade terão um envelhecimneto maior e surgirão doenças como hipertensão arterial ,diabetes ,catarato,,hipercolesronemia.( taitianos ,ilha de páscoa,maoris)
povos que fazem uso d egrande ingestão de álcool ( leste europeu e países nordicos) há maior incidência de pancreatite ,cirrose e doenças cerebrais relacioandas ao alcolismo.


7-o maior atitude são hábitos de vida saudável!!

boa alimentação ( evitar frituras ,doces,.alcool em excesso)comer frutas,verduras cereais integrais ,azeite ,friutas secas e sementes,carnes magras ,peixe s e lacticíneos desnatados.
dormir bem-- 6  a8 hrs.
evitar períodos longos de estresse
lazer
atividade física e mental
evitar o tabagismo
padrão positivo de pensamento.


8-sim. ao faxzer várias refeições ao dia ,alimnetamo-nos com um vi=olume menor ,e consequentemente uma menor distensibilidade do fundo do estômago ,local onde sçao secretados os hormônis da saciedade.


Mantemos a glicemia e a insulinemia normal e por consguinte evitamos ataques de compulsão alimentar caudados pela baixa de glicose.
mantem-seo cérebro com boa oaxigenação e os processos metabólicos em funciamento cosntante ,logo um bom metabolismo.


8- evitar:
álcool
doces
açúcares
pães
massas
bolos
bolachas
sucos de fruta
arrozbranco
manteiga
molhos
milho
frituras
maiones
molho inglês
ketchup
mostarda
shoyu
tortas
pão de queijo
geleias
mel
sorvetes
embutidos(salsicha)


10- A hidratação auxilia na retirada de metais tóxicos e toxinas que estão no espaçao intercelular.
melhora o bom funcionamento dos rins e do coração e auxilia a drenagem linfática dos orgãos e pernas favorecendo a saúde dos vasos sanguíneos.
Ajuda no emagrecimento pois mantém o estômago repleto combatendo a fome ,auxiliando a saciedade.


11-os exercpícios melhoram a circulação sanguínea dos orgãos principalmente ,vasos ,coração rim e pele. há uam amaior oxigenação nos tecidos e cérebro.

 

Há umamaior sensação de prazer pela liberação de endorfinas e neuirotransmissores vcerebrasi como sewrotonina.
Auxilia a manutenção da memória,raciocínio e atenção.


Melhora o tonus muscular e auxilia o crescimento ´ósseo evitando a osteoporose.
Mantém os musculos em funcionamento promovendo a boa postura e a firmeza da coluna vertebral

 

12- boa alimentação
manter-se magro
refeições leves com volume reduzido
váriasrefeições ao dia
muita água
evitar álcool
evitar doces ,frituras e massas.
evitar sol
não fumar
vbom sono
evitar estresse contínuo

13-sol
fumo
álcool
alimentação incorreta
pouca água
estresse
falta de atividade física
14- eles causam uma grande liberação de radicais livres.
o fumo libera excesso de radicais livres!!


o álcool  em excesso destroi as células do fíigado,estômago,céerebro e rins.logo excesso de radicais livres na circulação sanguínea atacando as células e seus núcleos.+

 

 

Dra. Sylvana Braga - Autora do livro Dieta Ortomolecular. Pós graduada em Ortomolecular, Fisiatria, Reumatologia, Clínica Médica.


Voltar

Copyright © Dieta Ortomolecular - Dra. Sylvana Braga - Todos os direitos reservados líbero+