DRA. SYLVANA BRAGA

LIVRO DIETA
ORTOMOLECULAR

Por Dra. Sylvana Braga

Dra. Sylvana Braga
CRM 103.778/SP.

Clínica Médica,Especialista em Fisiatria e Prática Ortomolecular e Medicina Estética.

Laranja Vermelha reduz a Circunferência Abdominal


A laranja vermelha semelhante ao grapefruit só que em tamanho normal é originária da Sicília nas áreas em torno do vulcão Etna. Ela é de cor vermelha por dentro e rica em vitamina C ,excelente antioxidante ,flavonoides e antocianidina.
Estas substâncias têm como principal característica a diminuição do tamanho da célula gordurosa chamadas de adipócitos.

Elas também elevam a sensibilidade à insulina, metabolizando o açúcar circulante na sangue de forma mais eficiente.

Ao mesmo tempo reduz o triglicéride que é a gordura que se encontra dentro dos adipócitos e porconseguinte o colesterol total.

Estas células gordurosas preferencialmente abdominais ficam com menos capacidade de armazenar gordura circulante ,logo reduz-se a gordura neste local.

Os polifenóis do extrato da laranja vermelha chamada também de laranja Moro,principalmente a antocianidina C3G atuam no controle do transporte da gordura para dentro dos adipócitos.

A vitamina C também chamada de ácido ascórbico auxilia na redução da inflamação local. Sabe-se que para o emagrecimento é necessário a redução do volume de gordura corporal. A célula gordurosa funciona como uma glândula que se multiplica e fica sedenta de carboidratos circulantes.

Há nos obesos há uma grande quantidade de células gordurosas e uma diminuição da saciedade estimulada pela leptina ,hormônio que dá saciedade ,mas nestes pacientes a produção é grande e de baixa qualidade.

São vários os fatores obesogênicos: Os físicos:--aumento da gordura corporal. Os hormonais :-- baixa liberação dos hormônios da saciedade liberados pelas células adiposas.

-Liberação de hormônios pelo estômago e intestino que facilitam a absorção rápida de gorduras. obstipação intestinal tão frequente em obesos gerando proliferação de bactérias patogênicas e disbiose com entrada de macro moléculas nocivas ao organismo alterando o metabolismo.

-sedentarismo -excesso de ingesta de carboidratos -alteração de neurotransmissores cerebrais levando á depressão ou ansiedade.

A redução da circunferência abdominal é fator gerador de saúde e de maior longevidade! Ela previne doenças como cânceres,hipertensão arterial e doenças cardíacas.

Voltar

Copyright © Dieta Ortomolecular - Dra. Sylvana Braga - Todos os direitos reservados líbero+