DRA. SYLVANA BRAGA

LIVRO DIETA
ORTOMOLECULAR

Por Dra. Sylvana Braga

Dra. Sylvana Braga
CRM 103.778/SP.

Clínica Médica,Especialista em Fisiatria e Prática Ortomolecular e Medicina Estética.

Saúde mental, bem estar e nutrição na Dieta Ortomolecular

O conceito de saúde mental é dado quando se obtém bem estar e na qual a pessoa realiza plenamente suas funções de vida diária de forma produtiva, interagindo com a comunidade.


Sabe-se que a saúde mental depende de vários fatores como:

 

Stress
Atividade física
Infecções
Toxinas
Interação social

Condições de vida


Dieta alimentar

Os alimentos funcionais podem modificar a estrutura cerebral contribuindo para o tratamento da doenças degenerativas cerebrais como a doença de alzheimer e estados de alteração de humor como depressão e transtornos  de bipolaridade.

 

Recentemente descobriu-se que a estrutura cerebral pode ser modificada pela nutrição.dependendo da alimentação pode haver alteração na estrutura genética cerebral.de acordo com o gen herdado no cérebro há maior ou menor variação gênica com a nutrição adotada.

 

Muitos alimentos com seus nutrientes podem participar do desenvolvimento cerebral e sua manutenção.


Tais como: alimentos ricos em ômega 3,vitamina e,e antioxidantes.

ex: nozes,leite,amêndoa,fígado,cenoura vegetais folhosos verde  escuro,amendoim,maçã,pêra,soja,crustáceos,atum,salmão,ovo cozido e iogurte desnatado.

 

Vários estudos demostram que há interação nutrição-gen modificando a genética ,o que se chama de  epigenômica ,isto é alteração da carga genética por fatores externos ,que podem ser nutricionais.


A nutrição altera a genética formando um gen variável de melhor qualidade,mais resistente à degenerações celulares.


A obesidade pode lentificar as funções cerebrais sendo revertida com dieta hipocalórica(dieta ortomolecular) e atividade física.

 

Saúde mental também significa estado energético mental que gera um melhor desempenho cognitivo.


A atividade física e a nutrição modificam a genética prévia alterando os gens herdados, melhorando a capacidade laborativa e cognitiva do indivíduo.

 

O exercício influencia na plasticidade cerebral formando novos neurônios.ele gera um estado energético mental aumentado e melhora da memória e do raciocínio.

 

Segundo dauncey .m.j.em seu artigo :new insights into nutrition and cognitive neuroscience de 2009 publicado na revista proc nutr sci 68,408-415 a maior ingestão energética possível pode melhor o humor e a cognição.

 

REF: 4° simpósio internacional da sociedade de nutrição do reino unido(2011).

 

Cardápio da saúde mental

Café:

leite desnatado,frutas,ovos cozidos,chá e café.

 

Almoço:

atum,salada verde,camarão,prato de frutas,queijo magro( minas ou cottage).

 

Jantar:

saladas de vegetais,peixes,tomate,fruta.

 

Lanches:

amêndoas,amendoim,nozes,leite,chá e café.

 

 

Dra. Sylvana Braga - Autora do livro Dieta Ortomolecular. Pós graduada em Ortomolecular, Fisiatria, Reumatologia, Clínica Médica.

 


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